Polo de Gravataí - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
segunda-feira, outubro 09, 2006
:: atividade 03
1) Para Durkheim a educaçã não pode ser bem definida , ela abrange muitos fatos e principalmente a influência dos adultos sobre as crianças.
2) A primeira seria uma idéia perfeccionista, " desenvolver em cada cidadão toda a perfeição de que ele seja capaz", o ponto fraco seria que não somos todos iguais, cada um com a sua aptidão. A segunda, a educação teria por objetivo a felicidade geral para si e seus semelhantes, o ponto fraco seria crer que exista uma fórmula única, que se adapte a todos.
3) Segundo Durkheim, para definir educação, é preciso considerar os sistemas educativos que existem e os que tenham existido e retirar deles o que existe em comum, só assim se constituirá essa definição.
4) Os fatos que levam a sociedade a preparar o homem é: natureza humana, a importância das nossas diversas faculdades, direitos e deveres, relação sociedade-indivíduo, progresso, ciência, e arte e que esses fatos são ideais para todos os cidadãos.
5) Existem aspectos sociais que são indispesáveis a todos os seres e outros aspectos são importantes somente para determinados grupos.
6) Durkheim concluiu que a sociedade não é o meio que prepara as crianças e sim as gerações adultas que agem no desenvolver da criança.
7) O ser humano forma a sociedade, e a sociedade é formada por seres humanos. Como poderiam viver isolados? Se isso acontecesse voltaríamos ao tempo das cavernas. seres isolados qiue se agrupavam conforme suas necessidades.