quinta-feira, dezembro 28, 2006

:: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade ? Abordagem
Sociocultural e Antropológica
Nomes dos Alunos: Andressa do Canto, Josiane Ferreira Nunes e Roni Zani Pólo:Gravataí

Atividade 11 ? ECS

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Para que possamos ter uma educação de qualidade, é de suma importância um constante investimento, no sentido de políticas públicas. Os sítios do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul demonstram a existência de interesses públicos neste sentido.
O que mais nos chamou atenção, dentre a nossa realidade, foram as políticas referentes a Educação de Jovens e Adultos. O Ministério da Educação oferece o projeto Brasil Alfabetizado.
Muitos são os cidadãos que não conseguiram concluir a escolarização básica em tempo regular e buscam na retomada dos estudos uma oportunidade de transformar suas realidade reconhecendo e tomando posse de sua posição como indivíduo, parte importante de uma sociedade.
Em nosso Estado, desde o ano de 2003, com o intuito de combater o analfabetismo das populações urbanas e rurais, foram referendadas Políticas Públicas de Alfabetização de Jovens e Adultos, através do Projeto Alfabetiza Rio Grande. O Projeto veio somar-se a outras iniciativas em curso no Estado, promovendo o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida de jovens adultos envolvidos.
É importante ressaltar que ressignificação da EJA ocorreu nos anos 90, através da formulação de políticas de alfabetização, com a mudança no olhar sobre EJA que até então não era vista como modalidade de ensino, e com a LDB 9394/96 foi reafirmado o direito dos jovens e adultos ao ensino básico de acordo com as suas especificidades.
É importante discutir a escolarização de jovens e adultos dentro do contexto de ser desafio, não um passatempo ou complementação de carga horária para os professores. E nesse sentido que se faz a formação e processo de aperfeiçoamento dos educadores, através de cursos de Formação Continuada para os educadores de EJA da Rede Estadual.
A EJA também é ofertada na rede particular de ensino e em muitos casos essa oferta gera conflito. De certo modo, por ser recente todas essas políticas de EJA, ainda causam ?brechas? para que, assim como em outras modalidades, ocorra uma oferta de certificação no mercado.


.:: comentários: