quinta-feira, janeiro 11, 2007

:: ECS 11



Grupo E
O sistema educacional brasileiro sofreu consideráveis transformações no decorrer da história, mas ainda hoje se refletem desigualdades entre a escola pública e a privada.
Temos no país uma escola para a elite e outra para as classes populares, onde a rede pública acolhe a maioria dos alunos vindos das classes populares. As últimas políticas públicas adotadas garantem o acesso de um número maior de crianças na escola, mas não se percebe mudanças na qualidade desse ensino, pois ainda nota-se um grande número de evasão e reprovação
Por lei, toda criança tem acesso e direito a uma educação de qualidade, embora se sabe que somente uma minoria, da classe social mais alta, que é privilegiada.
Na rede privada, os alunos têm acesso a variados recursos que resultam numa melhor aprendizagem. As famílias da classe média alta buscam uma educação diferenciada aos seus filhos, principalmente no ensino médio, buscando uma melhor aprendizagem, estarão prontos para competir no vestibular e ingressarem numa universidade federal, onde dificilmente encontramos alunos que tenham cursado seus estudos no ensino público.
Se nada for modificado no sistema educativo brasileiro, será grande o risco de ver essas desigualdades aumentarem ainda mais.
Esperamos uma reforma na educação, nossos políticos precisam ter um maior comprometimento e seriedade com a educação, este não é um problema atual, mas é um processo que teve progressos e retrocessos,
Necessitamos de uma educação de qualidade, ou seja, uma educação com boa estrutura escolar, professores bem remunerados e métodos pedagógicos adequados a todos.
Os nossos governantes precisam entender e aceitar que a educação é a base para todo o tipo de mudança.

Componentes:
Eliana, Ione, Jane, Fárida, Ivete, Marcia, Maria Verônica, Débora, Marly e Tatiana


.:: comentários: